terça-feira, 13 de março de 2007

Estado anuncia retomada da dragagem do Canal Itajuru


Rio de Janeiro - O secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quarta-feira uma série de ações ambientais para a Região dos Lagos, boa parte com recursos de R$ 30 milhões já aprovados pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano). Entre as ações, estão a retomada – até o final do semestre – da dragagem do Canal do Itajuru, que liga o mar à Lagoa de Araruama.
Outra importante ação, financiada pelo BNDES (Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social) e com apoio das prefeituras da região, como a de Araruama e de São Pedro da Aldeia, será a construção de um aterro sanitário, erradicando definitivamente o lixão do município Araruama.
A dragagem do Canal do Itajuru, a cargo da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), será realizada no canal propriamente dito e em trechos da Lagoa de Araruama. Durante os 14 meses de serviço, serão retirados, aproximadamente, 700 mil metros cúbicos de resíduos.
As obras com recursos do Fecam também incluirão a finalização da nova ponte sobre o Canal do Itajuru e a duplicação da RJ-140, a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagens). A Lagoa de Araruama é a maior em hiper-salinidade do mundo e possui 220 quilômetros quadrados de extensão.
Após se reunir com representantes do Consórcio da Bacia do Rio São João, o secretário afirmou que será construído um aterro sanitário para atender a municípios da Região dos Lagos. O empreendimento será financiado pelo banco estatal federal.
Minc também afirmou que já solicitou à Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro) – responsável por fiscalizar as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba na Região dos Lagos – que seja diminuído de 20 para seis anos o prazo para que as concessionárias concluam o saneamento e a rede de abastecimento de água dos municípios da Região dos Lagos.

Nenhum comentário: