terça-feira, 13 de março de 2007

Primeira dama faz elogios aos projetos sociais de Araruama


Araruama - A primeira-dama do Estado do Rio, Dra. Adriana Ancelmo Cabral, visitou esta semana o município de Araruama e conheceu todos os programas sociais desenvolvidos pela prefeitura. Adriana conheceu o Complexo Educacional e Esportivo de Excelência e Qualidade de Ensino Professor Darcy Ribeiro, estudam 1.055 alunos da 1ª a 8ª séries e o Complexo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde além de programação curricular os estudantes também têm a oportunidade de freqüentar aulas de natação, handebol, basquete, vôlei futsal, atletismo, ginástica olímpica, karatê e tênis.
- Estamos oferecendo educação, cidadania e esporte, além de descobrir novos talentos em todas essas modalidades, com a vantagem de manter as portas do complexo abertas à comunidade nos fins de semana – explicou o diretor geral do complexo, Macsom Peixoto Muniz.
Secretário de Educação e Cultura do município, Ricardo Adriano da Silva lembrou que as atividades desenvolvidas no complexo serão levadas, no futuro, a outros quatro distritos de Araruama.
- Vamos construir novos complexos educacionais e esportivos para atender toda a demanda do município, inclusive as da zona rural, São Vi-cente e Morro Grande – anunciou Ricardo.
Depois de visitar os complexos, a primeira-dama conheceu todas as casas que fazem parte do Projeto "Minha Casa, Meu Trabalho", começando pela Casa do Livro, e, em seguida, na Casa do Idoso, Casa Digital, Casa Explicadora, Casa Água, Casa Creche e Casa Restaurante. A visita terminou no complexo da Fazenda Aurora.
- Agora entendo a insistência do meu marido para que eu viesse a esta cidade. Estou encantada com tudo o que vi. Temos que seguir os passos das ações que estão dando certo. Araruama é um exemplo de sucesso em educação, em parcerias e na solução de problemas com programas simples – disse Adriana, que às vésperas de assumir a presidência do Projeto "Rio Solidário" (um programa que guiará os investimentos em infra-estrutura social em todo o Estado), afirmou: "Podem ter certeza de que muitas destas idéias implantadas em Araruama serão espalhadas por todo o Rio".
- Queremos e precisaremos da ajuda de vocês. Não vou assumir o Rio Solidário como primeira-dama, mas como cidadã que quer contribuir e colaborar com os projetos sociais do Estado do Rio - acrescentou A-driana.
O prefeito Chiquinho da Educação lembrou que o trabalho que está sendo realizado na cidade e já foi exportado para países como Bolívia, "e hoje é alvo de inspiração para outros Estados como Minas Gerais, que está enviando uma comissão de deputados para conhecer todos esses projetos".
Adriana também recebeu das mãos do prefeito Chiquinho da Educação o troféu Mulher Medalha de Ouro, homenagem que antecipava o Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (quinta-feira, 8).
- Este prêmio é o símbolo de esperança e respeito por sua ousadia, coragem, e determinação, fatores essenciais para uma grande mulher, e para o trabalho que pretende desenvolver no Rio de Janeiro – comentou o prefeito Chiquinho da Educação.
Após a visita, a primeira dama foi recepcionada por vereadores, empresários e imprensa da região no Restaurante Mirante, onde foi servido um almoço para convidados. Comparecem à recepção o empresário e prefeitável em Ararua-ma, Miguel Jeovani; a secretária de Saúde, Stela Romanos; a sub-secretária de Educação e Cultura, Bernadete Rabelo dos Santos; a secretária de Políticas Sociais, Luiza Helena Fortes Pimentel; a secretária a Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Sylvia Pires Corrêa; a procuradora do Estado, Letícia Lacroix de Amarante; o comandante do 25º BPM Adilson Nascimento, entre outros.

Estado anuncia retomada da dragagem do Canal Itajuru


Rio de Janeiro - O secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quarta-feira uma série de ações ambientais para a Região dos Lagos, boa parte com recursos de R$ 30 milhões já aprovados pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano). Entre as ações, estão a retomada – até o final do semestre – da dragagem do Canal do Itajuru, que liga o mar à Lagoa de Araruama.
Outra importante ação, financiada pelo BNDES (Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social) e com apoio das prefeituras da região, como a de Araruama e de São Pedro da Aldeia, será a construção de um aterro sanitário, erradicando definitivamente o lixão do município Araruama.
A dragagem do Canal do Itajuru, a cargo da Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), será realizada no canal propriamente dito e em trechos da Lagoa de Araruama. Durante os 14 meses de serviço, serão retirados, aproximadamente, 700 mil metros cúbicos de resíduos.
As obras com recursos do Fecam também incluirão a finalização da nova ponte sobre o Canal do Itajuru e a duplicação da RJ-140, a cargo do DER (Departamento de Estradas de Rodagens). A Lagoa de Araruama é a maior em hiper-salinidade do mundo e possui 220 quilômetros quadrados de extensão.
Após se reunir com representantes do Consórcio da Bacia do Rio São João, o secretário afirmou que será construído um aterro sanitário para atender a municípios da Região dos Lagos. O empreendimento será financiado pelo banco estatal federal.
Minc também afirmou que já solicitou à Agenersa (Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro) – responsável por fiscalizar as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba na Região dos Lagos – que seja diminuído de 20 para seis anos o prazo para que as concessionárias concluam o saneamento e a rede de abastecimento de água dos municípios da Região dos Lagos.

Salineira homenageia a Mulher

Cabo Frio - As mulheres da Região dos Lagos foram presenteadas com uma programação especial na última quinta-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. A Auto Viação Salineira programou uma série de atividades para comemorar a data.
Segundo Débora Lemos, Gerente de Gestão de Pessoas da Empresa e uma das principais responsáveis pela homenagem, "nossa idéia era fazer desta data mais do que uma simples realização de festa ou somente uma comemoração para os funcionários, por isso partimos para a Ação Social abrangente.
- A diretoria aprovou a proposta e seguimos adiante implantando diversas ações por toda a região e não somente na sede da Empresa. Por isso esse dia não será somente comemoração e sim de ação social. Tudo isso é uma forma da Empresa reforçar o carinho com os clientes e com seus funcionários.
Débora Lemos lembrou que a Empresa Auto Viação Salineira foi pioneira na região neste tipo de atividade que envolve não somente o lado social, mas também com o meio ambiente.
- Devemos lembrar que a Auto Viação Salineira foi a primeira empresa a utilizar o biodisel em toda sua frota. Também, no que se refere à educação, oferecemos supletivo para os nossos funcionários e em 2001 fomos a primeira empresa no Estado do Rio de Janeiro a implantar bilhetagem eletrônica em toda nossa frota – afirmou.
Outra ação social pioneira da Auto Viação Salineira foi a implantação do programa "Salineira com a Comunidade" iniciado em 1991, e que é um programa mensal de a-ção social no qual a empresa implanta postos de atendimento em diversas comunidades beneficiando-as com serviços de saúde (dentistas e exames preventivos), entrega de cestas básicas, orientação de trânsito, retirada de segunda via de carteira de identidade e muitas outras ações de cunho social.
No que se refere ao compromisso com o meio ambiente, a Auto Viação Salineira instalou uma Estação de Tratamento de Águas dentro da empresa para que o produto utilizado na limpeza dos veículos não seja desperdiçado, sendo grande porcentagem reutiliza-da novamente.
No Dia Internacional da Mulher, as primeiras mil mulheres que embarcaram nos ônibus da empresa receberam um kit especial com dicas de saúde e um presente personalizado. Nas catracas eletrônicas as passageiras foram recebidas com flores, e nos terminais do Largo de Santo Antônio e de São Cristóvão, em Cabo Frio, alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física da Universidade Veiga de Almeida, em parceria com funcionários da empresa, desenvolveram atividades voltadas pa-ra a área da saúde, como medição da taxa de glicose e pressão arterial, massa corpórea, altura e peso, além de tirar dúvidas sobre sobre câncer de mama e outras doenças. As atividades também foram desenvolvidas nos terminais em Arraial do Cabo e Araruama.
As funcionárias da Auto Viação Salineira também foram homenageadas e tiveram um dia especial. Elas foram recebidas com um belo café da manhã temático e participaram das mesmas atividades desenvolvidas nos terminais de passageiros. Além disso também tiveram acesso a um mini salão de beleza que foi montado na sede da empresa com corte de cabelo, escova, manicure, demonstração de produtos de beleza e dicas de ma-quiagem. À tarde, a programação contou com uma sessão de cinema, com direito a pipoca e refrigerante.
Segundo uma das funcionárias da Salineira, Karla Oliveira, que trabalha como secretária, "é muito importante esse reconhecimento do esforço da mulher em todo o mundo. E essa homenagem na empresa fez com que o dia fosse diferente. Foi uma demonstração de respeito ao nosso esforço". Outra funcionária da Auto Viação Salineira que ficou muita satisfeita com a homenagem prestada pela empresa foi a Assistente de Diretoria, Daniella Santa Roza.
- É a prova da valorização de nosso trabalho e da nossa condição de mulher que divide a atenção no cuidado com o trabalho, com os filhos e com a família. Gostamos muito dessa homenagem.
Fundada em 1946, a Auto Viação Salineira emprega diretamente 700 pessoas e indiretamente 4 mil sendo a empresa gratificada em novembro de 2003 com o Certificado Iso 9001 pela qualidade de seu gerenciamento.

Villa Rio: inovação e credibilidade no mercado imobiliárioEspec


Especial - O mercado imobiliário da Região dos Lagos vem passando por uma fase de grandes inovações desde a chegada da Villa Rio Empreendimentos a municípios como Rio das Ostras e Cabo Frio. Há dois anos, a Villa Rio, uma empresa do Grupo Mil, trouxe para a região uma proposta inovadora em imóveis, com alta qualidade, preços acessíveis em condomínios fechados, com segurança e baixo custo de manutenção.
- Nós da Villa Rio temos uma preocupação muito grande em cumprir rigorosamente tudo o que apresentamos ao cliente na hora da compra. Acredito que isso seja um dos grandes fatores que nos dá a credibilidade que temos hoje no mercado – destacou o diretor da empresa, André Saggioro, acrescentando que outro grande diferencial da Villa Rio é a total assistência pós-vendas e a entrega dos imóveis dentro dos prazos estabelecidos.
O empresário Joaquim Augusto Castilho é um dos muitos clientes satisfeitos que fizeram dos empreendimentos da Villa Rio sucesso em toda a região. "A empresa oferece facilidades de pagamento, bons preços e entrega um imóvel de alta qualidade, além de fazer um ótimo pós-vendas. Comprei dois apartamentos no Villa do Mar, em Rio das Ostras, e estou muito satisfeito com os imóveis", diz o empresário.
Sucesso de Vendas
Com dois anos de atuação na Região dos Lagos, a Villa Rio já comemora o sucesso de dois grandes empreendimentos em Rio das Ostras. Os condomínios Atlântico e Villa do Mar, ambos com 100% de suas unidades vendidas, estão localizados em um dos bairros que mais cresce na cidade, o Jardim Mariléa.
Os investimentos da Villa Rio no bairro acrescentam mais charme à localidade, que também vem ganhando grande valorização com as obras de infra-estrutura, como pavimentação e saneamento, realizadas pelo governo municipal.
- A Villa Rio tem a preocupação de projetar imóveis que valorizem o meio ambiente e a qualidade de vida. Esse conceito visa agregar valor às áreas onde estão sendo construídos os investimentos da empresa. Prova disso é que nossos residenciais que estão em construção no Jardim Mariléa tiveram seus preços quase 100% valorizados no mercado – ressalta Saggioro, se referindo aos condomínios Villa do Mar e Atlântico.
O Residencial Marina Clube, localizado entre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, é mais um grande investimento com a chancela da Villa Rio na Região dos Lagos. O condomínio, que já é mais um sucesso de vendas da empresa, está sendo construído em uma área de 55 mil metros quadrados, com 80% de área livre, no Baixo Grande. Com 448 apartamentos de dois e três quartos, o Marina Clube vai contar com praças de frente para a Lagoa de Araruama, marina, garagem e um clube exclusivo com quadra de tênis, academia de ginástica, sauna, piscina e restaurante.
Mais lançamentos
Em 2007, a Villa Rio já fez o pré-lançamento de mais dois novos empreendimentos em Rio das Ostras, ambos no Jardim Mariléa – o Residencial Caravelas e o Shopping Mariléa.
Com 120 apartamentos, o Residencial Caravelas vai oferecer conforto, qualidade e segurança aos seus moradores.,com praças, quiosques e 01 ou 02 vagas de estacionamento.
O Mariléa Shopping , que será construído ao lado do condomínio, vai trazer ainda mais charme ao empreendimento. Com 32 lojas cafeterias, academia de ginástica, praça de convívio, e arquitetura totalmente diferenciada na Região, o futuro Shopping já traz grande movimentação de comerciantes e profissionais liberais reservando suas unidades, que oferecerão diversos serviços aos moradores e freqüentadores do bairro.

Terra de ninguém


Cabo Frio - Quem anda pelas ruas de Cabo Frio, seja de manhã ou de noite, tem a sensação de que está numa terra sem dono, tamanha a desorganização na ocupação irregular das calçadas. Lojas ocupam o espaço com araras de roupas, brinquedos e todo tipo de objeto. As concessionárias de automóveis fazem delas a extensão do próprio comércio assim como alguns bares e restaurantes que ocupam toda a extensão com mesas e cadeiras. Sem contar na população, que utiliza as calçadas como depósito de material de construção ou estacionamento particular. E o pobre pedestre que se vire para chegar no seu destino. Neste aspecto, quem mais sofre são os chamados cadeirantes, que junto com as mamães que utilizam carrinho de bebê, são obrigados a transitar pelo meio da rua.
Conscientes de que estão errados, os lojistas sequer aceitam conversar. E quem fala, não se identifica, como é o caso da funcionária de uma das lojas da Rua da Alfândega, no centro de Cabo Frio.
- Aqui todo mundo usa a calçada. Precisamos mostrar nossos produtos. Se eles (os outros lojistas) podem usar a calçada, a gente também usa.
Já os funcionários de agências de automóveis garantem que não utilizam a calçada.
- Deixamos sempre um espaço para o pedestre passar – comentou um vendedor que não quis dizer o nome. Mas quando perguntado se uma pessoa em cadeira de rodas conseguiria passar pelo espaço que restou da calçada, ele riu, sem graça, e puxou o carro mais para dentro da loja.
Alguns estabelecimentos vão ainda mais longe: fazem um "puxadinho", uma varnda particular, e ocupam o espaço total da calçada sem a menor cerimônia.
Em recente declaração a uma revista de Cabo Frio, o presidente da Asaerla (Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos), Luciano Silveira, disse que o problema da ocupação desordenada das calçadas e outras áreas públicas de Cabo Frio é crônico, "e vem desde governos anteriores".
- Esse não é um "privilégio" apenas de Marquinho. Isso vem desde muitos governos atrás, passando por Bonifácio e Alair. Combater isso é um problema da fiscalização de Posturas. A única contribuição que a Asaerla pode dar é oferecer sugestões, nada mais.
Chefe da Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Cabo Frio, Eduardo Leal Guimarães informou que está sendo realizado um trabalho de ordenamento da cidade com distribuição de panfletos nos comércios. No cargo há pouco mais de um ano (20 de janeiro de 2006), ele garante que já está tomando providências.
- Estamos visitando os comércios das Avenidas Joaquim Nogueira, América Central e Teixeira e Souza entregando panfletos pedindo que eles deixem as calçadas livres, contribuindo com os pedestres, a fim de evitar multas. Mas nosso foco são as agências de veículos. Eles são muito abusados. Se acham donos da calçada. Atrapalham cadeirantes, pessoas com carrinho de bebê, carrinho de compras.
A primeira fase deste trabalho, segundo Eduardo, consciente na conscientização e notificação do comerciante infrator.
- Não havendo colaboração, vamos autuá-los, e em caso de reincidência, vamos apreender a mercadoria e levá-la para um depósito público, de onde só poderão ser retiradas após pagamento de multa e comprovação de que a empresa está legalizada. Neste sentido, alguns comércios terão problemas, porque muitos funcionam ilegalmente.
Com relação à reclamação dos ciclistas, que ocupam calçadas e postes para guardar o veículo, Eduardo explicou que está trabalhando junto a outros setores da prefeitura, estudando pontos estratégicos para a colocação de bicicletários. Mas, enquanto isso não acontece, os pedestres continuam se arriscando entre os carros.

Pré-Vestibular Comunitário abre novas 1.500 vagas

Juiz de Fora - O Prefeito Alberto Bejani anunciou a duplicação da capacidade de matrícula para o Curso Pré-Vestibular Comunitário (CPC). Hoje, são 1.500 vagas, que passam para 3.000, com a criação da sede do curso, na Rua São João 357, atendendo à demanda de alunos do terceiro científico ou que concluíram o segundo grau e não estão em condições de pagar o preparatório particular. A inauguração da sede está prevista para maio e as vagas deverão estar abertas já no segundo semestre.
O prefeito fez o anúncio durante a participação na aula inaugural do CPC, no Cine-Theatro Central, no último dia 5, diante de autoridades, professores, estudantes e estagiários. A Secretaria de Política Social, por meio da Subsecretaria de Promoção da Cidadania, organizou o evento, que instruiu e incentivou os alunos participantes, além de fornecer explicações sobre o projeto.
O secretário de Política Social, Rogério Ghedin Servidei, disse que o aumento de vagas e a criação da sede do CPC demonstra a preocupação da administração Alberto Bejani em investir no social e dar oportunidades para estudantes de baixa renda chegarem às universidades, permitindo que tenham condições para concorrer com candidatos dos cursos pré-vestibulares particulares.
Para a chefe do Departamento de Articulação de Direito da Cidadania, Raquel Noceli, a aula inaugural é o primeiro momento em que se reúnem todos os atores sociais envolvidos no CPC, como alunos, estagiários, coordenadores e autoridades do Município.

Início das obras do Residencial AlphaVille


Juiz de Fora - O prefeito Alberto Bejani assinou, na última quarta-feira, dia 7, em Barueri, São Paulo, convênio com a diretoria da AlphaVille Urbanismo que marca definitivamente o início da implantação do conjunto residencial em Juiz de Fora. "Hoje é um dia muito feliz para nossa cidade. Fechamos um ciclo de dois anos de negociações com o grupo AlphaVille, e as obras começam em 30 dias. Será um investimento total de R$ 1 bilhão, que irá gerar 8 mil novos empregos", comemorou Bejani. Participaram da assinatura o presidente do Conselho Administrativo, Renato Albuquerque, e o diretor-presidente Nuno Lopes Alves, ambos da AlphaVille Urbanismo. Também estiveram presentes o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, José Maurício Gomes, e o empresário Júlio Feitoza.
Os trabalhos serão iniciados pela abertura de uma ligação entre a Via São Pedro e a área de implantação do Residencial AlphaVille, um dos requisitos do projeto, de modo a não ser utilizada a BR-040 para a circulação de veículos, tanto em relação à fase de obras, quanto pelos futuros moradores, explicou o prefeito. Hoje, este acesso é uma estrada vicinal que deverá receber terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização.
Além de 1.400 casas, o Residencial AlphaVille incluirá uma série de prestadores de serviços, como três agências bancárias e uma instituição de ensino superior. Haverá, ainda, uma grande área verde que irá abranger a represa de São Pedro, como parte de um projeto de lazer ecologicamente sustentável da AlphaVille Urbanismo, com espaços para canoagem, kartódromo, pista de aeromodelismo, entre outros atrativos.
O complexo habitacional será construído em três etapas. Na primeira, que terá um investimento de R$ 20 milhões, a previsão é de que sejam entregues 380 lotes residenciais e 20 lotes comerciais. Somente nesta fase, estima-se o oferecimento de cerca de 600 postos de trabalho.
Mantendo as características dos demais empreendimentos do grupo, o AlphaVille de Juiz de Fora vai integrar preservação ambiental, infra-estrutura, lazer, segurança, comércio, educação e responsabilidade social, em uma área de 2,180 milhões de metros quadrados.