sexta-feira, 2 de março de 2007

Cabral defende revisão na criminalização das drogas


Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB-RJ), votou a defender nesta quarta-feira (28), no Senado, a revisão da criminalização do consumo de drogas. Ele afirmou que é preciso "colocar na balança a relação custo-benefício da legalização".
- Defendo a revisão da proibição das drogas - disse ele.
Essas declarações foram dadas logo após o encontro no qual os quatro governadores da região Sudeste - além de Cabral, Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP) e Paulo Hartung (PMDB-ES) - apresentaram propostas sobre segurança pública aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Para Cabral, é necessária uma discussão em âmbito internacional, da qual participem especialistas e instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele argumentou que a proibição do uso das drogas intensifica o tráfico de armas, sobretudo em países em desenvolvimento ou onde "a miséria é absoluta".
- Até que ponto a proibição não tem levado muito mais pessoas à morte? - questionou o governador.
Ao comentar sobre o posicionamento do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), o qual defende a legalização do consumo de maconha, Cabral declarou que o deputado "deve ser respeitado nesse debate, pois ele se dedicou profundamente à questão".

Nenhum comentário: