Distrito Federal - Os trabalhadores brasilienses estão no topo da lista das cidades brasileiras com melhor renda. O Distrito Federal está à frente de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (28) pela Secretaria de De-senvolvimento Social e Trabalho e pelo Dieese. Os dados são referentes a fevereiro de 2007.
O rendimento real médio dos ocupados ficou em R$ 1.395, crescimento de 0,4% em relação a dezembro. O rendimento real médio dos assalariados, por sua vez, apresentou variação positiva de 0,5%, passando para R$ 1.634. Na comparação com janeiro de 2006, houve um crescimento de 3,8% nos ganhos dos ocupados e de 6,2% nos ganhos dos assalariados. De acordo com a pesquisa, também houve um aumento de 0,3% da População em Idade Ativa (PIA) em relação ao mês de janeiro.
O desaquecimento do mercado de trabalho nos setores da indústria, comércio e administração pública foram os responsáveis pelo aumento da taxa de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA), que passou de 17,6% no mês pas-sado para 17,9% neste mês. Na série histórica dos quinze anos da PED-DF, o nível de emprego em fevereiro só cresceu em 96. Os assalariados sem carteira assinada do setor público e os assalariados com carteira assinada do setor privado foram os mais atingidos. O único contin-gente a não sofrer redução no nível de ocupação foi o de autônomos.
Para a coordenadora técnica da PED-DF, Lúcia Garcia, mes-mo com uma taxa de desemprego maior em comparação a janeiro, o índice é o menor dos últimos nove anos para o mês de fevereiro. "Estamos notando, porém, uma recuperação da qualidade do mercado, com mais empregos de carteira assinada", comenta.
segunda-feira, 2 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário