Juiz de Fora - A valorização da cultura africana, ao som de atabaques, foi o destaque no auditório do Centro de Formação do Professor, que reuniu, nesta semana educadores e representantes do movimento negro da cidade. O encontro teve como objetivo o lançamento do CD-ROM "Escola de Àbá - Esperança e ação na promoção da igualdade Racial na Educação", um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação. O CD será encaminhado para as 95 escolas da rede municipal de ensino com orientações à comunidade escolar sobre como lidar com as questões raciais.
A Escola de Àbá é um projeto de intervenção educacional que contempla todos os campos da vida escolar e visa a contribuir na construção da igualdade racial na educação através da implementação de políticas públicas que contemplem a diversidade racial existente nas escolas de Juiz de Fora. O CD-ROM apresenta propostas de políticas públicas na educação que vão ao encontro do programa nacional proposto pela Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Ministério da Casa Civil, bem como das ações encaminhadas pela Secad do Ministério da Educação.
Trabalhar a diversidade em todas as suas manifestações. Com esse compromisso nasceu a Supervisão de Atenção à Educação na Diversidade, órgão criado nesta administração do prefeito Alberto Bejani. "Com essa iniciativa, o antigo desejo de participar da construção de uma escola com compromisso social que contemplasse também as questões relativas a raça e gênero vai ganhando forma", explica a responsável pela Supervisão, Margareth Moreira.
"Esse CD é mais uma ferramenta pedagógica para fomentar ações que possam estimular iniciativas e disseminar idéias na conquista de uma sociedade mais justa e igualitária. É mais uma iniciativa que vai ao encontro do nosso objetivo de formar uma rede de escolas com compromisso social, com preservação da dignidade e respeito ao próximo", disse a secretária de Educação, Regina Mancini, que representou o prefeito Alberto Bejani na solenidade.
segunda-feira, 2 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário